6.10.06

José Maria de Almeida - I CENTENÁRIO DO NASCIMENTO - 1906/2006

O ELOS CLUBE de LEIRIA, as Associações Culturais e Recreativas de Cunha Alta, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Mangualde, levaram a efeito, no dia 4 do corrente mês, no Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, uma Sessão de Honra, no Centenário do nascimento de José Maria de Almeida.
Bem se pode dizer que a alma desta iniciativa foi o Presidente da Direcção do Elos de Leiria e Director da Casa-Museu Maria da Fontinha, Dr. Arménio Vasconcelos, muito bem coadjuvado pelo Vice-Presidente do mesmo ELOS CLUBE, Adélio Amaro e com a participação activa de vários outros membros deste clube. É de toda a justiça realçar a íntima e interessada participação das entidades ligadas à comunidade da terra de nascimento do ilustre pintor homenageado.
Esteve presente uma numerosa delegação de Companheiros Elistas, destacando-se o Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, Dr. Juiz Conselheiro Alcindo Costa, de Leiria, do Brasil e outros, nomeadamente o grande escultor brasileiro Gilberto Mandarino, grande amigo que foi de José Maria de Almeida. Inevitavelmente a figura de destaque da sessão, simbolizando a perenidade do nome do pintor homenageado, foi sua filha Ana Rita.
Na Mesa de Honra, esteve exposta, durante toda a sessão, o Busto do Homenageado da autoria do atrás referido escultor Gilberto Mandarino. Este busto será colocado na Praça fronteira à Biblioteca Municipal Dr. Guilherme Alves.
A preceder a sessão pública de Homenagem, foi descerrada uma placa toponímica com o nome de José Maria de Almeida, que desemboca na Praça frontal à Biblioteca Municipal de Mangualde.
A Sessão foi muito concorrida e recheada de belíssimos momentos de cerimoniais, de projecção vídeo com uma demonstração ao vivo da pintura da Igreja Matriz de Santa Teresa e zona envolvente de Teresópolis, Poesia, Música e do uso da palavra.

(Imagem digitalizada a partir do folheto "Exposição do Centenário - José Maria de Almeida - 1906-2006" Ed. de "Pinacoteka - Galeria de Arte", Teresópolis-Rj).

Integrada nestas comemorações, aquela Galeria vai promover entre 12 e 29 do corrente mês de Outubro, uma grande exposição dos trabalhos de José Maria de Almeida, nas suas instalações em Teresópolis, no decorrer da qual será novamente exibido o vídeo histórico acima já referenciado.

(em produção... continua)--->

(Mais se pode observar no link:
http://dispersamente.blogspot.com/2006/10/jos-maria-de-almeida-o-homem-e-o.html)

Sem comentários: