16.11.07

Convenção de Elos Internacional

13/NOV/2007

Convenção de Elos Internacional contou com Embaixador de Portugal

Mundo Lusíada
O embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, também participou da XXVI Convenção do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, em 18 de outubro no Rio de Janeiro.
O evento aconteceu no Teatro Popular Oscar Niemeyer, e se extendeu até dia 21 no Rio de Janeiro. Coordenado pelo Elos Clube de Niterói, presidido pelo CE Tomaz de Miranda Lima, e vice-presidente Gentil Moreira de Sousa, o evento pretendeu reunir as diretorias dos Elos Internacional da comunidade lusíada, para discutir temas pertinentes como a Língua Portuguesa, entidades lusófonas, e o futuro do elismo.
Na abertura do evento, durante sua intervenção, o embaixador português saudou a contribuição dos Elos Clubes “para a preservação dos valores das culturas que se expressam em Português” e estimulou o movimento elista para que contribua para a “promoção da unidade de ação de quantos querem fazer da Língua Portuguesa, que é uma das grandes línguas de cultura do mundo, um instrumento de afirmação e prestígio dos nossos valores culturais”. Em particular, disse do interesse que poderia haver em que o movimento elista tivesse uma mais direta e organizada “relação de trabalho com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, já que tem objetivos parcialmente comuns com a CPLP”.
Durante a cerimônia estiveram presentes o prefeito da cidade de Niterói, o Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro e diversas autoridades, para além de mais de uma centena de elistas oriundos de vários países.
Entre os debates, foram discutidos o idioma português no mundo e na ONU, o ensino da língua, além do seminário que trata do futuro elista, atualização do manual, eleição do clube para sediar a próxima convenção, e posse da nova diretoria internacional. Na programação esteve ainda apresentação de algumas exposições, homenagens, um passeio histórico em Niterói, além de apresentações musicais.
O Elismo é um movimento internacional que reúne pessoas que se dedicam a preservar a cultura, usos e costumes de quantos se expressam em Língua Portuguesa. Criado em 1959, no Brasil, reúne hoje dezenas de clubes em atividade no país, em Portugal e em outros países e territórios de expressão portuguesa.

Sem comentários: