2.12.07

MIGUEL TORGA - Evocação da sua Vida e Obra

O Elos Clube de Leiria da Comunidade Lusíada organizou e levou a cabo, no Auditório 2 do IPL, em Leiria, uma sessão Cultural de Homenagem no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de TORGA.

Dr. Arménio de Vasconcelos no uso da palavra no decorrer da sessão de homenagem a Miguel Torga em Leiria.A divulgação pública de alguns aspectos particulares de contactos e relacionamento pessoal com o grande Torga foram apresentados duma forma singela mas muito comovida e emocionante. Em próxima entrada tentar-se-á publicar um texto a propósito.

Momento de grande significado foi o da intervenção da Dra. Maria da Conceição Sarmento, licenciada em Filologia Românica, que foi quem reviu vezes sem conta alguns dos trabalhos literários de Miguel Torga. Pessoa muito ligada à família de Torga, conhecedora profunda de toda a sua obra, prestou um valiosíssimo contributo para abrilhantar a sessão. Também se espera poder publicar excertos da sua dissertação.

A Dra. Celeste Alves no decorrer da apresentação dum seu estudo sobre Miguel Torga, sob o título ""Sinto o medo do avesso": perscrutando a luz e sondando a sombra em Miguel Torga"". Este trabalho encontra-se publicado pelo Elos Clube de Leiria da Comunidade Lusíada, Colecção Cadernos Elistas Nº 1.

Arménio de Vasconcelos escreve, na sua introdução:

"Proémio, à guisa de apresentação

O Elos Clube de Leiria tem a sorte de no seu elenco dispor de pessoas cultas, com irradiante beleza interior, vivendo e actuando em conformidade plena com os ideais do movimento elista - da(s) comunidade(s) lusíada(s)-; ideais que prometram respeitar e difundir.
A sua Directora Cultural, CE Maria Celeste Alves, é inequivocamente pessoa dotada de conhecimento, de sensibilidade, de fraternidade e de humanismo.
Oferece-nos ela o presente estudo, ensaio ou apontamento, alertando-nos e apontando-nos caminhos na prossecução do conhecimento do recôndito, do âmago, da alma do enorme e por todos nós venerado, Miguel Torga.
Aceitemos a prenda. Abramo-la. E sintamos bem por estarmos todos mais ricos de conhecimento acerca deste Homem, Escritor, Poeta, Humanista da Lusofonia e do Mundo que, por si e pela sua grandiosa Obra, justifica, sobejamente, e por longo futuro, venham a ser celebrados muitos e muitos centenários a ele alusivos.
Bem haja, Maria Celeste Alves.
Assim seja, Miguel Torga.
------------------------------------
"Sinto o medo do avesso"
Este verso foi salvo
Do naufrágio provocado,
Porque sentido-
Relido
Reescrito
De novo foi gravado.
Porque compreendido.
-----------------------------------
Em Novembro de 2007
A.V. (Presidente do Elos Clube de Leiria)
-
(
continua) --- em edição
- Entretanto, também se pode consultar
dispersamente.

Posted by Picasa

Sem comentários: